Tuesday, November 30, 2010

Barcelona – parte 3

Ora neste dia finalmente conseguimos comprar bilhetes e ir até Figueires... e no caminho reparámos que os bilhetes (que não podíamos comprar de véspera) eram válidos por um mês! Ou melhor, o bilhete de volta era válido por um mês... Conclusão: se quiserem comprar bilhetes com antecedência, aparentemente o truque é ir até Figueires e comprar um bilhete de ida e volta para Barcelona, e assim podem ir de Barcelona a Figueires em qualquer dia durante o mês seguinte, sem estar na fila!

Seja como for, lá chegámos a Figueires e seguimos as placas/o nosso mapa até que avistámos o Museo Dalí. Curiosamente, todas as fotos que tínhamos visto na net e nos guias davam a ideia de que o museu está sozinho, com bastante espaço à volta – não sei muito bem como, porque, como descobrimos quando lá chegámos, ele está basicamente encaixado num mini-largo, rodeado de casas...


As traseiras, sim, têm um bocadinho mais espaço (mas também não muito...):



Como entretanto eram horas de almoço, achámos que seria boa ideia comer antes de o explorar. O nosso guia falava num castelo ali perto que supostamente tinha um jardim, que nos pareceu um óptimo sítio para comer as nossas sandochas... até darmos 3 ou 4 voltas ao quarteirão onde supostamente estariam o castelo e o jardim, e nem sinal deles... Havia um jardinzito pequeno ali ao pé, tinha bancos à sombra, e nós tínhamos fome, portanto pusemos de parte a ideia do castelo e ficámos mesmo por ali.

Depois desta aventura, lá entrámos realmente no museu, que foi tão vislumbrante e (passe a piada) surreal como esperávamos, ou talvez mais! Acho que não há muitas palavras que consigam fazer justiça às criações deste senhor, portanto deixo antes algumas imagens (que não se comparam, nem de perto nem de longe, com estar lá):







Depois de algumas conversas menos lisonjeiras quanto ao amor que eu e a Rain temos pelo Natal, tenho, no entanto, que referir que o museu tem uma sala onde estão expostos os postais de Natal que Salvador Dalí criou, um por ano, durante 20 anos... Aqui fica um dos meus preferidos:



Ao lado do museu (e incluído no bilhete) está um outro museu dedicado às jóias desenhadas por Dalí. Como nenhuma de nós é dada a ornamentos muito espalhafatosos, não ficámos propriamente com vontade de levar nenhuma das jóias para casa, mas gostámos ambas de ver os desenhos originais do Dalí ao lado de algumas das respectivas jóias.


Ainda pensámos em ficar em Figueires durante um mês para justificar o esforço de conseguir os bilhetes, mas a ideia de um jantar no chinês ao pé de casa da Rain acabou por levar a melhor...

2 comments:

Rain said...

Aqui ñ abriu a imagem do postal de Natal, mas gostei imenso de reviver o passeio. Acho que esse museu está mesmo em nº1 na minha lista, adorei visitá-lo!

Aurora said...

Agora já deve aparecer o postal, obrigada pelo aviso! E eu também gostei muito - do museu, da visita toda, e sobretudo da companhia! ;)