Tuesday, July 20, 2010

Relances de Torino

Fui a Torino, no norte de Itália, a uma conferência, e aproveitei para passear um bocadinho pela cidade.

Tenho a dizer que não houve nada que me deslumbrasse particularmente, mas ficam umas imagens de coisas que me chamaram a atenção enquanto passeava…

O palácio de Belas Artes, em cujo pátio foi a festa da conferência (apesar de toda a informação que nos deram dizer que ia ser num castelo ao pé do rio... cof):


Uma das portas da cidade (acho eu):


A maior praça ao lado do rio (a linha de árvores ao fundo marca a estrada que passa mesmo à beira-rio, e o edifício com cúpula já é na outra margem):



Numa passagem à beira-rio, estava este mural ao qual achei uma certa piada (e de onde deduzo que os ratos de computador também se chamem ratos em italiano):

Subindo do rio de volta para o centro da cidade pelo outro lado da praça, encontrámos estas "bandeiras" que vão contando a história da cidade (reconhecemos as invasões napoleónicas!):


Uma das "atracções do centro da cidade é a Piazza Castello, que tem o castelo que lhe dá o nome (à praça, não à cidade!). Suponho que o castelo nunca tenha servido para defender a cidade - considerando que está basicamente numa zona plana - mas se serviu, isso talvez explique a quantidade de invasões e guerras descritas nas "bandeiras" da história...


Outra particularidade desta praça é que tem uma justaposição algo estranha de edifícios e estátuas de épocas completamente distintas (não se vê na foto, mas um pouco mais à esquerda está uma estátua egípcia...):


 E pronto, lamento a fraca qualidade das fotos, e o facto de muitas serem de noite, mas... foi o que se arranjou, até porque eu não estava propriamente a ser paga para passear (e o centro de congressos e o hotel ainda eram longe do centro da cidade)...

2 comments:

Rain said...

Estás de volta! Weee... Gostei muito de saber que anunciaram a festa da conferência noutro local. Conseguiram diminuir a quantidade de "convidados" ou nem por isso? ;)

Aurora said...

Aumentaram exponencialmente a quantidade de gente a passear perdida num sítio, e a dizer sem grande certeza "Talvez seja mais ali daquele lado... ou talvez por aqui..." - isso sem dúvida!

Mas já reclamei com isso e mais uns quantos aspectos da des(organização) no questionário de satisfação da conferência! ;)